Noticias de Prensa Latina - Flagelo do trabalho infantil presente na sociedade panamenha
Panamá, 10 set (Prensa Latina) O flagelo do trabalho infantil no Panamá afeta na atualidade a uns 90 mil menores, em um cenário que reflete hoje as dificuldades para cumprir com o propósito de eliminar o problema, informaram fontes oficiais.
Segundo diretores da Secretaria Nacional da Infância, Adolescência e Família (SENNIAF), no país ainda estão presentes as piores formas dessa atividade.
Para Glória Lozano, diretora dessa instituição, entre elas se mencionam a exploração sexual comercial, com 169 casos denunciados desde o 2009 até hoje.
Unido a isso se incluem os trablhos nos setores da agricultura e a pesca, o trabalho doméstico e a economia informal, entre outras.
As autoridades realizam operativos de forma periódica para detectar as violações às normas estabelecidas, já seja nas cidades ou no campo durante as temporadas de colheita.
O problema se agudiza no período de férias escolares e no fim de ano, pois muitos menores somam-se ao mercado trabalhista já seja para acompanhar a seus pais ou bem em busca de rendimentos adicionais em seus lares.
Sob essas condições, a pobreza é mencionada também como um obstáculo no caminho para a erradicação do trabalho infantil segundo os Objetivos do Milênio.
Nesse programa a meta aponta a eliminar as piores formas para 2015 e de forma total cinco anos após essa data.
lac/mem/bj
No hay comentarios:
Publicar un comentario