viernes, 31 de diciembre de 2010

Taxa de desemprego no Brasil em agosto foi a menor em oito anos

Taxa de desemprego no Brasil em agosto foi a menor em oito anos

Rio de Janeiro, 23 set (EFE).- A taxa de desemprego no Brasil em agosto caiu para 6,7% da população economicamente ativa, o menor nível desde que o índice começou a ser medido com novos métodos em março de 2002, informou nesta quinta-feira o Governo.
O índice de desemprego em agosto caiu 0,2 pontos percentuais em relação a julho (6,9%) e 1,4 pontos percentuais frente ao mesmo mês de 2009 (8,1%), segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
A taxa ficou abaixo, inclusive, da de dezembro do ano passado (6,8%), que tinha sido a menor dos últimos oito anos.
Segundo o IBGE, um total de 1,6 milhão de pessoas estavam desempregadas em agosto nas seis maiores regiões metropolitanas do país onde o índice nacional é medido.
A quantidade de desempregados em agosto é praticamente igual a de julho, mas 15,3% inferior a do mesmo mês do ano passado (1,9 milhão).
O número de pessoas empregadas alcançou 22,1 milhões, estável em comparação a julho, mas 3,2% superior ao de agosto do ano passado (21,4 milhões).
O índice médio de desemprego nos oito primeiros meses do ano foi de 7,2%, abaixo dos 8,5% do mesmo período de 2009.
Segundo o comunicado, o rendimento médio dos trabalhadores brasileiros, em agosto, foi de US$ 1.472,10, 1,4% superior ao de julho e 5,5% maior que o do mesmo mês do ano passado.
O forte crescimento da economia brasileira este ano, previsto para 7,2%, vem impulsionando a geração de emprego e a redução do trabalho informal.
Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho na semana passada, o Brasil gerou, nos primeiros oito meses deste ano, um recorde de 1,95 milhão de novos empregos formais, o maior número para o período registrado no país.
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, prevê que o Brasil gerará, este ano, 2,5 milhões de novos empregos formais, um número maior que o dos dois últimos anos somados (2,44 milhões de empregos).
A taxa oficial de desemprego no Brasil indica o número de pessoas que procura trabalho nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

No hay comentarios:

Publicar un comentario