Noticias de Prensa Latina - Desemprego e baixos salários afetam aos hondurenhos
Tegucigalpa, 28 jul (Prensa Latina) Mais de 50 mil pessoas perderam seu emprego durante o primeiro semestre do ano em Honduras, segundo dados da Secretaria de Trabalho dados a conhecer hoje aqui.
O vice-ministro do setor, Carlos Montes, precisou que 14 mil das demissões se registraram nesta capital e o resto em outras zonas do país, sobretudo no norte, onde se produz cerca do 70 por cento do Produto Interno Bruto nacional.
A contração é maior na agroindústria e a construção, setores muito afetados pela crise econômica e financeira mundial e pela instabilidade criada depois do golpe de Estado do passado ano.
Segundo dados oficiais publicados no diário A Tribuna, Honduras tem ao redor de seis milhões de pessoas em idade trabalhista, no entanto, as duas terceiras partes estão sem emprego ou pertencem ao setor informal.
O vice titular de trabalho admitiu que uma grande quantidade de trabalhadores não estão recebendo nestes momentos o salário mínimo.
As principais centrais operárias deram um ultimato ao governo até o dia 15 de agosto para fixar o monto correspondente a este ano.
Os sindicatos exigem um incremento nos salários de ao menos 15 por cento para compensar a alta no custo da vida, no entanto, a empresa privada mal ofereceu 3,7 por cento, cifra recusada pelos trabalhadores.
arc/car/dcp
No hay comentarios:
Publicar un comentario