martes, 3 de agosto de 2010

QUASE-30-CENTO-POBLACION-OCUPA-SETOR-INFORMAL

QUASE-30-CENTO-POBLACION-OCUPA-SETOR-INFORMAL

Para o terceiro trimestre de 2009, 12.4 milhões de mexicanos se dedicava a dito mercado
Casi 30 por ciento de la población ocupa sector informal

Quase 30 por cento da população ocupa setor informal

Depois de analisar a estrutura do emprego correspondente ao penúltimo trimestre de 2009, as acadêmicas da Universidade Autônoma do Estado de México (UAEM), Vera Sollova Manenova e Alma Yeni Bairros Márquez, destacaram que o setor informal era de 27.4 por cento para os homens e 29.4 por cento para as mulheres.

Conforme à Enquete Nacional de Ocupação e Emprego (ENOE), em dito período, 12.4 milhões de pessoas que representam o 28.2 por cento da população ocupada se localizavam no setor informal, o que significou um aumento de 536 pessoas com respeito ao mesmo tempo no 2008

. Ao respecto, Sollova Manenova e Bairros Márquez apontaram que a taxa de ocupação no setor informal cresceu .30 pontos percentuais, com relação ao segundo trimestre de 2009; no entanto, ao observar os dados distribuídos por sexo, mostrou-se que a taxa de ocupados no setor informal era de 27.4 por cento para homens e 29.4 por cento para mulheres.

Ao mesmo tempo em que sublinharam que nos últimos 15 meses se observou o estancamento no tamanho da população ocupada, o que se manifestou no aumento do desemprego, igual que no freio à criação de postos de trabalho assalariados e com prestações, que mostrou uma extensão do setor informal e o crescimento da subocupación.

Cabe destacar que no terceiro trimestre de 2009 quase o 60 por cento da população em idade de trabalhar se localizou no grupo da População Economicamente Ativa (PEA) e o resto se colocou na População não Economicamente Ativa.

Em dito período, a taxa de desocupação masculina era de 5.9 por cento, enquanto no caso das mulheres se apresentou uma cifra de 6.9 por cento; com respeito aos subocupados se registrou uma taxa masculina de 9.5 por cento e a feminina era de 7.5 por cento.

Finalmente, as especialistas destacaram que no penúltimo mês de 2009, a população ocupada atingiu 94.74 por cento da PEA; com respeito a sua ocupação, precisaram, 65.75 por cento operava como trabalhador subordinado e remunerado, 4.53 por cento eram padrões ou empregadores, 22.83 por cento trabalhava de maneira independente ou por sua conta sem contratar empregados e, finalmente, 6.89 por cento operava negócios ou parcelas familiares.

Fuente: Con información de El Universal

No hay comentarios:

Publicar un comentario